UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS-CUNTINS FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - PROCAMPO

29/09/2013 19:55

INFORMES SOBRE O VESTIBULAR DO PROCAMPO

Reiteramos o momento histórico pelo qual passamos, a criação de um CURSO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, situação que é resultado da luta que a UFPA/Campus de Cametá e seus parceiros STTR, APACC, SINTEPP, Colônia dos Pescadores, o Fórum Territorial de Economia Solidária, Prefeituras e SEMED's  de Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Baião e Oeiras do Pará, ARQUIPA, entre outros parceiros, atuando no Fórum de Educação do Campo, das Águas e da Floresta da região Tocantina-FECAF, nos cinco municípios; e no Fórum Cametaense de Educação do Campo. Convidamos a fazer parte dessa luta:

 

1. O curso é de Licenciatura em Educação do Campo, para formar professores com habilitação em Ciências Agrárias (Agrônomo) e Ciências Naturais (Biologia e Química).

 

2. O vestibular vai iniciar as inscrições pela internet a partir do dia 30/09. Quem desejar isenção vai poder solicitar de acordo com os procedimentos que vão sair junto com o edital.

 

3. As fases de seleção serão: prova escrita e redação (03/11); após os resultados, divulgar-se-á nova data para a 2º fase, que será entrevista e análise de documentos.

 

4. O perfil do candidato: jovens/agricultores (ribeirinhos, indígenas, quilombolas, pescadores, extrativistas), envolvidos com movimentos, organizações e/ou grupos sociais em suas comunidades; e professores das escolas rurais que atuam sem o título de graduação.

 

5. As turmas serão formadas em Cametá (40 vagas), Oeiras do Pará (40 vagas) e Baião (40 vagas), somando 120 vagas.

 

6. O egresso formado do PROCAMPO receberá diplomação para atuar no segundo segmento do ensino fundamental e ensino médio do campo e da cidade, e poderá atuar em práticas de Economia Solidária, onde poderão acompanhar, propor e desenvolver projetos técnico-pedagógicos em associações e cooperativas de produção em agricultura familiar, atuando na relação entre a economia solidária e a escola do campo.

 

7. Aproveitando a oportunidade, convidamos todos a participar da II Conferência Municipal de Educação do Campo, dias 30 e 31/10, em Cametá. Nesta quarta dia 02/10 haverá reunião do Fórum Cametaense de Educampo preparatória à Conferencia, na UFPA, as 8h30m.

 

Contamos com o apoio de todos para ajudar na DIVULGAÇÃO do período de inscrição, que é de CURTO PRAZO.

 

 

_____________________________________

Prof. Oscar Ferreira Barros

Coordenação do PROCAMPO

Voltar