RESEX TRACUATEUA REALIZA FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E AGROEXTRATIVISTA

22/09/2014 01:47

A Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua – AUREMAT, em colaboração com um amplo leque de parceiros promoveu, na manhã do último dia 15 de Agosto, a 1ª Feira de Economia Solidaria e Agroextrativista de Tracuateua (PA).

Segundo o seu Presidente João Carlos Gomes da Silva (“Donda”) “fizemos esta feira para mostrar ao público de Tracuateua a nossa cultura, a nossa produção e a qualidade de nosso produto”. Instalada na Av. São Sebastiao, centro da cidade, esta Feira constituiu na primeira experiência de venda direta entre as famílias produtoras agroextrativistas locais e os consumidores urbanos do município. Caranguejos, galinhas e ovos caipiras, patos, camarões, hortaliças, mel, farinha de mandioca (seca e lavada), peixes, mudas de essências nativas, etc .... que foram disponibilizados, rapidamente se esgotaram.  “Ficamos todos muitos satisfeitos também porque mostramos que podemos alcançar o crescimento de nossa agricultura e pescaria e conservar a nossa Resex.” afirma o Sr Donda.

Com um volume de vendas total de quase R$ 4 mil, as famílias agroextrativistas distribuídas em 8 barracas de venda puderam trocar informações sobre os seus produtos, formas de produção e modos de vida com os visitantes e consumidores, identificando a importância e a valorização dos “produtos da terra” nos circuitos comerciais locais. “Ao mesmo tempo, ao trazer a produção da Resex e demais parceiros para dentro da cidade, valoriza-se a economia para a conservação ambiental e amplia a percepção da sua importância para o município” afirma o Gestor da Resex, o Sr Paulo Oliveira (ICMBio).

Os resultados animadores e a valorização da diversa produção local incentivaram as famílias agroextrativistas participantes e as entidades organizadoras a planejar um calendário de feiras para o município. Segundo o Coordenador Executivo do Projeto Tracuateua, Sr  Alessandro Ugolini, “ apesar das varias experiências de participação na organização de feiras de economia solidaria realizadas pela Associação Unidade e Cooperação para o Desenvolvimento dos Povos - UCODEP em outras regiões do Estado, a de Tracuateua foi  uma das mais bem sucedida, especialmente se considerarmos que se trata da primeira experiência deste tipo para o território”

Pela parte da tarde, os expositores puderam participar de duas oficinas, realizadas na Casa Paroquial. A primeira sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), ministrada pelo engenheiro agrônomo Jonatas Fernandes Souza, da EMATER de Tracuateua. E a segunda  sobre os Programas de Compras Institucionais (Programa Nacional de Aquisição de Alimentos – PAA, e de Alimentação Escolar – PNAE), ministrada por José Carlos Borges, responsáveis pelo setor compra institucional da prefeitura de Bragança, e que contou com a participação do Sr. Leubaldo Fonseca Costa, da cooperativa CAEPIM de Igarapé Miri e de representantes de duas outras associações do município de Bragança.

Participaram também desta 1ª Feira a Sra. Ana Almeida da Representação da União Europeia de Brasília e responsável pelo Projeto Tracuateua, o Sr. Pe Mauricio Sousa, da Paróquia de São Sebastião, os Srs. Walter Rodrigues, Antonio Carlos Gomes e Edson Brito, respectivamente Secretários Municipais de Administração, do Meio Ambiente e da Agricultura e Pesca, além de outras autoridades.

Com o apoio financeiro da União Europeia e do Banco da Amazônia, a 1ª Feira de Economia Solidaria e Agroextrativista de Tracuateua (PA) contou com a parceria da Cáritas Bragança, da Fazenda Hotel Vitória e da Prefeitura Municipal de Tracuateua. Sua realização foi precedida por um grande trabalho de articulação liderado pela AUREMAT e UCODEP, em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tracuateua, OXFAM Itália, Cooperativa Agrícola dos Empreendedores Populares de Igarapé Miri - CAEPIM e o ICMBio.

Fonte:  https://www.portaltracuateua.com.br/index2.php?pg=noticia&id=889

Voltar