MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DAS COMUNIDADES QUE FORAM CONTEMPLADAS COM SISTEMAS DE PURIFICAÇÃO E AS FOSSAS

22/01/2014 19:04

Nos últimos dias 14, 15, 16 e 17 a UCODEP realizou algumas visitas de monitoramento e avaliação nas comunidades que foram contempladas com os sistemas de purificação  água e as fossas bioséptica (para área de várzea) e as fossas ecológica (para área de terra firme).

No dia 14 foi visitada a comunidade Ponta Grande, em Cametá, contemplada com 14 fossas ecológicas. Foram visitadas 8 famílias, sendo entre elas 7 já estão em fase bem adiantada para o fechamento das fossas faltando só o acabamento do filtro. A maioria das famílias está complementando o sistema com a construção de  um banheiro. A UCODEP forneceu mais 5 baldes filtrantes para as famílias, sendo que já tínhamos montado 10 no fim do ano passado.

No dia 15  foi visitada a comunidade do Mapirai de Baixo, onde foram visitadas 05 famílias que receberam as fossas sépticas.  A Comunidade recebeu 09 fossas  03 estão sendo usadas, sendo que os materiais de mais 03 fossas devem ser levadas para a comunidade.

Também no dia 15 foi visitada a comunidade Paruru do Meio, onde foram visitadas 03 famílias que receberam as fossas sépticas, A comunidade de Paruru, recebeu 08 fossas na primeira etapa, e vai receber os mátrias para mais 03, para um total de 11 fossas.

No dia 17 visitamos a comunidade do Garimpo em Igarapé Miri, onde foi montado o sistema de purificação de água mais recente: a comunidade já aprovou o sistema e estão muito satisfeita e grata pelo o trabalho desenvolvido pela UCODEP. A equipe realizou uma rápida oficina sobre o sistema de captação de água de chuva que já está montado, mas que ainda não funciona devido à resistência dos comunitários ao consumo de agua de chuva. As duvidas forma esclarecidas e, em breve, o sistema será completado.

Voltar