DISCUSSÃO SOBRE O SISTEMA DE FOSSAS QUE VÃO SER IMPLANTADAS NAS COMUNIDADES

30/07/2013 11:33
Nos dias 17 e 18 de julho a UCODEP esteve presente nas comunidades do Mapirai e Paruru para fazer uma discussão sobre o sistema de fossas que vão ser implantadas nas comunidades. O objetivo das reuniões era estar definindo o tipo de fossa que poderíamos estar implantando na localidade. Foram propostos dois modelos de fossas, para que a comunidade desse sua opinião e inserir as adaptações necessárias à suas realidade, e as duas comunidades ajudaram de forma participativa a pensar de que forma instalaríamos essas fossas. A UCODEP sugeriu que seriam implantadas apenas duas fossas no inicio e cada comunidade, para que, após de avaliar seu desempanho, possam ser inseridas eventuais modificações.
No mesmo dia 17 a Jailma Bandeira realizou um curso sobre os riscos conexos ao consumo de animais silvestre na comunidade do Mapirai com a participação de varias mulheres da comunidade. O objetivo do curso foi discutir com os moradores sobre as doenças transmitidas por animais domésticos e que tipos de cuidados devem ser tomados.
Também foi feita uma visita na comunidade do Mapirai de Cima onde foi montado um sistema de purificação com recurso próprio da família, para o qual a UCODEP ofereceu apoio com o sulfato de alumínio e outros materiais caso ocorresse algum problema. Mais a comunidade informou que o sistema está funcionando de forma correta. O único problema era a perfuração da areia na hora que a caixa do filtro estava enchendo, por conta de uma camada muito fina de areia. A equipe da UCODEP  mostrou qual seria a quantidade correta de areia para que o problema fosse corrigido.
Voltar