FECAFES

 

A Federação das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária – FECAFES, agrega até o momento um conjunto de 6 cooperativas de produtores familiares extrativistas da região do Baixo Tocantins, estado do Pará. Sendo elas a Cooperativa de Fruticultores de Abaetetuba – COFRUTA, Cooperativa Agroindustrial de Trabalhadores e Produtores Rurais – COOPFRUT, Cooperativa Agrícola Resistência do Tocantins, do Município de Cametá – CART, Cooperativa Mista de Pescadores e Agricultores de Limoeiro do Ajurú – COMPALA, Cooperativa Agrícola dos Empreendedores Populares de Igarapé Miri – CAEPIM e Cooperativa de Desenvolvimento do Município de Igarapé Miri – CODEMI.
Entre seus objetivos, a FECAFES busca melhorar as condições de vida e os processos de geração de renda das quase 800 famílias associadas às cooperativas filiadas, priorizando a sustentabilidade socioambiental e a preservação da biodiversidade. Para alcançar seus objetivos, a FECAFES tem como estratégia atuar no campo da organização e do planejamento da produção em diferentes elos da cadeia produtiva de frutos e sementes da sociobiodiversidade, em especial a produção primária, o beneficiamento pós-colheita, o processamento e a comercialização solidária.
Desde 2010 a FECAFES está operando em uma unidade de beneficiamento de sementes da sociobiodiversidade do município de Abaetetuba, produzindo óleo de andiroba e manteiga de murumuru da mais alta qualidade, tendo adquirido espertise no alto rendimento de produto
acabado em relação à quantidade de matéria prima, haja vista o rendimento de 28% obtido na produção da manteiga de murumuru na safra de 2011. Outro aspecto importante é a condição do processo de coleta das sementes até a extração do óleo, que atendem a todos os quesitos
de ordem ambiental e sanitária - atingindo o alto padrão exigido pelas principais indústrias de cosméticos que atua na região, com destaque para a empresa Natura. Somente no ano de 2011, a empresa efetuou a compra de mais de 10 toneladas de manteiga de murumuru (Astrocaryum murumuru Mart.), o que gerou uma receita de R$ 187.500,00 - referente à produção de 7.500 kg de manteiga de murumuru e obtidos dos 25.000 kg de sementes adquiridas dos cooperados.
Esta parceria comercial tem permitido a FECAFES, melhores condições de planejar a produção, discutir com as cooperativas filiadas as estratégias necessárias para o aprimoramento da produção e do beneficiamento da matéria prima e também das oportunidades de negócios, na perspectiva de aumento da produção e concomitante aumento na ocupação e diversificação dos mercados. Apresentando como diferencial em seus produtos a rastreabilidade, as condições de higiene, e o respeito ao meio ambiente e as pessoas envolvidas nos elos da cadeia produtiva.

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!