CAEPIM

 

Fundada em 14 de maio de 2005, a CAEPIM (Cooperativa Agrícola dos Empreendedores Populares de Igarapé-Miri) é um empreendimento cooperativo-solidário, que reúne agricultores/extrativistas, pescadores artesanais aquicultores e apicultores, entre outras categorias profissionais. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento local por meio do cooperativismo e da economia solidária, favorecendo condições para melhoria da qualidade de vida no município, através do uso sustentável e solidário da biodiversidade regional; em valorização à cultura e às populações tradicionais, por meio de processos socioprodutivos e econômicos que gerem renda, trabalho e dignidade.

No que diz respeito às atividades produtivas, a CAEPIM tem buscado a diversificação das culturas agrícolas locais em detrimento da prática de monocultura, ainda que seja do açaí – seu principal produto. Além deste, desenvolve ações comerciais com camarão, mel de abelha nativa e sementes extrativas, já com planejamento para trabalhar com avicultura, aqüicultura e beneficiamento de palmito.

No campo comercial, o empreendimento atua invariavelmente com produtos orgânicos, muitos dos quais já certificados. Além do mercado convencional, a CAEPIM vem desenvolvendo ações no Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PAA, do Governo Federal. Através do Compra Antecipada Especial com Doação Simultânea, em 2007, foram movimentados cerca de R$ 34.000,00 no município, com a comercialização de camarão frito, tendo sido beneficiados 03 organismos produtores e 06 consumidores; operação cujos alimentos chegaram à mesa de não menos que mil e quinhentas pessoas. No ano em curso (2008), serão girados quase R$ 200.000,00, com a venda/consumo de açaí in natura, camarão verde e mel de abelha. 12 organizações hão de ser beneficiadas (04 fornecedoras e 08 consumidoras) e cerca de 3.500 pessoas atendidas e/ou alimentadas.

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!